Quadro-Resumo da Literatura Brasileira / http://www.passeiweb.com


A Literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são os gêneros, e com os quais ela toma corpo e nova realidade. Passa, então, a viver outra vida, autônoma, independente do autor e da experiência de realidade de onde proveio. (COUTINHO, Afrânio. Notas de teoria literária. 2ª ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1978. p. 9-10)

LITERATURA BRASILEIRA - Quadro Cronológico

ESTILO LITERÁRIO / DESTAQUES CARACTERÍSTICAS GERAIS
ERA COLONIALQUINHENTISMO
Início: A Carta de Caminha
Contexto histórico:
Literatura documental, histórica, de caráter informativo.
A Carta de Caminha é o primeiro documento literário brasileiro. Carta descritiva com espírito ufanista e nativista. Foi parodiada de forma satírica por Oswald de Andrade, poeta modernista.
O Quinhentismo serviu de inspiração literária para alguns poetas e escritores do Romantismo e do Modernismo.
No Romantismo: Gonçalves DiasJosé de Alencar.
No Modernismo: Oswald de Andrade.
Destacaram-se:
Pero Vaz de Caminha - A Carta de Caminha
Pe. José de Anchieta - escreveu textos religiosos, um teatro religioso. Tinha devoção ao culto mariano. Recebeu influência da tradição medieval. Obs.:Não recebeu influência da poesia lírica de Camões (soneto).
Pe. Manuel da Nóbrega
BARROCO
Início: Prosopopeia - poema épico de Bento Teixeira
Contexto histórico:
Frequência das antíteses e paradoxos, fugacidade do tempo e incerteza da vida.
Características: rebuscamento, virtuosismo, ornamentação exagerada, jogo sutil de palavras e ideias, ousadia de metáforas e associações.
Cultismo ou Gongorismo: abuso de metáforas, hipérboles e antíteses. Obsessão pela linguagem culta, jogo de palavras.
Conceptismo (Quevedo): jogo de ideias, pesquisa e essência íntima.
Destacaram-se:
Gregório de Matos - apelidado de "A Boca do Inferno". Oscilou entre o sagrado e o profano. Poeta lírico, satírico, reflexivo, filosófico, sacro, encomiástico, obsceno. Não foi poeta épico.
- Bento Teixeira
Pe. Antonio Vieira - Expoente máximo da Literatura Brasileira e da Literatura Portuguesa, pois durante sua estada em Portugal aderiu a temas nacionais portugueses e durante a sua permanência no Brasil, aderiu a temas nacionais brasileiros. Era prosador e não poeta, e conceptista, pois atacou o cultismo. Escreveu sermões, entre eles o Sermão da Sexagésima.
ARCADISMO
Início: Publicação deObras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa, obra inicial do Arcadismo brasileiro.
Contexto histórico:
Pastoralismo, bucolismo. Ideal de vida simples, junto à natureza (locus amoenus).
Fugere urbem ("evitar a cidade", "fugir da civilização"). busca do equilíbrio e da naturalidade, no contato com a natureza.
Carpe diem ("aproveite o dia"). Consciência da fugacidade do tempo.
Simplicidade, clareza e equilíbrio. Emprego moderado de figuras de linguagem.
Natureza racional (é vista como um cenário, como uma fotografia, como um pano de fundo.
Pseudônimos.
Fingimento / Artificialismo
Destacaram-se:
Tomás Antonio Gonzaga - poeta maior do Arcadismo brasileiro com suas liras Marília de Dirceu. Pseudônimo como poeta lírico: Dirceu; pseudônimo como poeta satírico: Critilo (Cartas Chilenas). Autores épicos do Arcadismo brasileiro: 
Cláudio Manuel da Costa - Poeta lírico e épico. Seu pseudônimo é Glaudeste Satúrnio. Seus sonetos são de imitação Camoniana. Obra: Vila Rica.
Basílio da Gama - Obra: O Uraguai.
Santa Rita Durão - Obra: CaramuruObs.: O índio antes de José de Alencar aparece nos poemas épicos O Uraguai e Caramuru. Portanto, o Arcadismo preparou o Romantismo.
ERA NACIONALROMANTISMO
Início: publicação deSuspiros Poéticos, deGonçalves de Magalhães
Contexto histórico:
Predomínio da emoção, do sentimento (subjetivismo); evasão ou escapismo (fuga à realidade). Nacionalismo, religiosidade, ilogismo, idealização da mulher, amor platônico. Liberdade de criação e despreocupação com a forma; predomínio da metáfora.
1ª geração romântica: 1840/50 - indianista ou nacionalista. A temática era o índio, a pátria.
Destacou-se:Gonçalves Dias - Obras: Canção do Exílio e I Juca Pirama.
2ª geração romântica: 1850/60 - byroniana, mal-do-século, individualista ou ultra-romântica. A temática era a morte.
Destacou-se: 
Álvares de Azevedo - poeta da dúvida, tinha obsessão pela morte. Recebeu influência de Byron e Shakespeare. Oscila entre a realidade e a fantasia. Obra: Livro de contos Noite na taverna.
3ª geração romântica: 1860/70 - condoreira, social ou hugoana. A temática é a abolição e a república.
Destacaram-se:
Poesia:
Castro Alves - poeta representante da burguesia liberal. Obras: Espumas FlutuantesO Navio NegreiroVozes d'África.
Prosa:
José de Alencar (representante maior) - defensor do "falar brasileiro" / dá forma ao herói / amalgamando a sua vida à natureza.
Joaquim Manuel de Macedo - Obra: A Moreninha.
Bernardo Guimarães - Obra: A escrava Isaura.
Manuel Antônio de Almeida - Obra: Memórias de um sargento de milícias.
Modalidades do Romantismo: Romance de folhetim - Teixeira e SousaO filho do pescador.
Romance urbano - Joaquim Manuel de MacedoA Moreninha.
Romance regionalista: Bernardo GuimarãesO ermitão de Muquém.
Romance indianista e histórico - José de AlencarO Guarani.
Obs.: O Romantismo está para o Modernismo.
REALISMO / NATURALISMO
REALISMO
Início: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, publicado em 1881.
NATURALISMO
Início: O Mulato, de Aluísio Azevedo
Contexto histórico:
REALISMO
Literatura de combate social, crítica à burguesia, ao adultério e ao clero.
Análise psicológica dos personagens.
Objetividade, temas contemporâneos.
Destacou-se:Machado de Assis - trilogia: Memórias Póstumas de Brás Cubas (narrado em 1ª pessoa); Quincas Borba ("ao vencedor as batatas"); Dom Casmurro(narrado em 1ª pessoa - enigma de traição)
NATURALISMO
Desdobramento do Realismo.
Escritores naturalistas retratam pessoas marginalizadas pela sociedade.
O Naturalismo é fruto da experiência.
Análise biológica e patológica das personagens.
Determinismo acentuado.
As personagens são compradas aos animais (zoomorfismo).
Destacaram-se:
Aluísio Azevedo - Obras: O MulatoO Cortiço (romance social, personagem principal do romance é o próprio cortiço).
Raul Pompeia - Obra: O Ateneu.
PARNASIANISMO
Início: Fanfarras, deTeófilo Dias
Contexto histórico:
  • Contemporâneo do Realismo - Naturalismo
Estilo especificamente poético, desenvolveu-se junto com o Realismo - Naturalismo.
A maior preocupação dos poetas parnasianos é com o fazer poético.
Arte pela arte.
Poesia descritiva sem conteúdo; vocabulário nobre; objetividade.
Os poetas parnasianos são considerados "os mestres do passado". Por suas manias de precisão foram criticados severamente pelos poetas do 1º Tempo Modernista.
Destacou-se:
Olavo Bilac (poeta representante) - Profissão de Fé.
SIMBOLISMO
Início: Missal e Broquéis, de Cruz e Souza
Contexto histórico:
Origem: a poesia de Baudelaire.
Características: desmistificação da poesia, sinestesia, musicalidade, preferência pela cor branca, sensualismo, dor e revolta.
Destacou-se:Cruz e Souza (poeta representante) - Obra: Missal e Broquéis.
PRÉ-MODERNISMO
Início: Os Sertões,Euclides da Cunha;Canaã, Graça Aranha
Contexto histórico:
Convivem juntas duas tendências:
1. Conservadora: sobrevivência da mentalidade positivista, agnóstica e liberal.
Destacou-se:Euclides da Cunha - Obra: Os Sertões (miséria e subdesenvolvimento nordestino).
2. Renovadora: incorporação de aspectos da realidade brasileira.
Destacaram-se:
Lima BarretoTriste Fim de Policarpo Quaresma (a vida urbana e as transformações de início de século).
Monteiro Lobato - livro de contos Urupês (a miséria do caboclo, a decadência da cultura cafeeira). Obs.: Foi Monteiro Lobato quem criticou a exposição da pintora Anita Malfatti, chamando-a de "Paranóia ou Mistificação".
- Graça Aranha, Canaã (imigração além do Espírito Santo).
Poeta representante: Augusto dos Anjos - Obra: Eu e outras poesias.
MODERNISMO
PRIMEIRA FASE

Início: Semana de Arte Moderna
Contexto histórico:
Poesia nacionalista.
Espírito irreverente, polêmico e destruidor, movimento contra.
Anarquismo, luta contra o tradicionalismo; paródia, humor.
Liberdade de estética. Verso livre sem uso da métrica. Linguagem coloquial.
Destacaram-se:
Mário de Andrade - Obra: Pauliceia desvairada (Prefácio Interessantíssimo)
Oswald de Andrade - Obra: Manifesto antropofágico / Pau-Brasil
Manuel Bandeira - Obra: Libertinagem
MODERNISMO
SEGUNDA FASE

Contexto histórico:

Destaca-se a prosa regionalista nordestina (prosa neo-realista e neo-naturalista).
Representantes:
Graciliano Ramos - representante maior, criador do romance psicológico nordestino - Obras: Vidas SecasSão Bernardo.
Jorge Amado - Obras: Mar MortoCapitães da Areia.
José Lins do Rego - Obras: Menino de EngenhoFogo Morto.
Rachel de Queiroz - Obra: O Quinze.
José Américo de Almeida - Obra: A Bagaceira
Poesia 30/45 - ruma para o universal.
Carlos Drummond de Andrade faz poesia de tensão ideológica.
Fase de Drummond:
- Eu maior que o mundo - poema, humor, piada.
- Eu menor que o mundo - poesia de ação.
- Eu igual ao mundo - poesia metafísica.
Poetas espiritualistas:
Cecília Meireles - herdeira do Simbolismo.
Jorge de Lima - Invenção de Orpheu.
Vinícius de Moraes - Soneto da Fidelidade.
MODERNISMO
TERCEIRA FASE

Contexto histórico:

Continua predominando a prosa.
Representantes:
Guimarães Rosa - Neologismo - Obra: Sagarana.
Clarice Lispector - Introspectiva - Obra: Laços de Família, onde a autora procura retratar o cotidiano monótono e sufocante da família burguesa brasileira.
Obs.: Os escritores acima procuram universalizar o romance nacional. São considerados pela crítica literária, escritores instrumentalistas.
Poesia concreta:
João Cabral de Melo Neto - poeta de poucas palavras. Obra de maior relevância literária: Morte e Vida Severina. Tem intertextualidade com o teatro Vicentino.

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