A Dama do Cachorrinho é um conto de Antón Tcheckhov, publicado primeiramente em dezembro de 1899, na revista russa Russkaya Mysl (Pensamento Russo). Desde então, o conto vem sendo relançado em inúmeras coletâneas, tornando-se um dos trabalhos mais populares do autor.

                                       A DAMA DO CACHORRINHO

                                                          RESUMO:

Dmítri Dmítrich Gurov , casado e com três filhos, entediado com a vida matrimonial, há algum tempo passara a trair sua esposa. Mantinha aventuras passageiras com suas amantes e, amargurado com suas fúteis experiências amorosas, passa a referir-se às mulheres com desprezo. 
Dmítri morava em Moscou e estava em Ialta para descansar. Lá comentavam sobre uma dama que aparecera à beira-mar e andava em companhia de um cachorrinho. Como não sabiam seu nome a chamavam simplesmente: A dama do cachorrinho. Interessado, Dimitri a vê em diversos lugares a passear com seu lulu branco, até que certa noite ambos jantam no mesmo local e ele tenta aproximação, atraindo o cachorrinho. 

Ana Sierguéievna, a dama do cachorrinho, era natural de Petersburgo e morava na cidade de S. com seu marido. Também sentia-se infeliz no casamento e como estava sozinha em Ialta, conversa com o estranho para diminuir sua solidão. Os dois passam a se encontrar todos os dias e Dmítri sente-se muito atraído por aquela mulher, até que o marido manda uma carta a Ana pedindo que ela retorne pois ele está doente. Eles se despedem com a promessa de não mais se verem. 

Dmítri retorna a Moscou e não consegue esquecer Ana . Mudado, já não trata as mulher com arrogância e percebe que está apaixonado. Resolve então ir para a Cidade de S. para reencontrar Ana. Descobre onde ela mora, mas não a procura, esperando um encontro casual. Vai a estreia de uma peça teatral e encontra Ana que, perturbada com a presença do amante, revela que também não o esquecera, mas pede que ele vá embora, temendo um flagrante do marido. 

Ana promete ir a Moscou,  e cumpre com a palavra. Passa a viajar periodicamente para encontrar o amante. Amam-se com sentimento de culpa , mas se perdoam ao perceber que aquele amor os transformara. Juntos conversam sobre o desconforto do amor às escondidas, pensam começar uma vida nova, mas não sabem como recomeçar. Tornava-se claro para ambos que o fim ainda estava distante e que o mais difícil e complexo apenas se iniciava.


PERSONAGENS:

Dmítri Dmítritch Gurov: protagonista da história. Moscovita, menos de quarenta anos. Casou cedo, têm dois filhos e uma filha no ginásio. É formado em Filologia, mas trabalha num banco em Moscou. Não amava a mulher e há algum tempo passara a trair a esposa. Trata as mulheres com amargura, referindo-se a elas como raça inferior. Conhece Ana Sierguéievna e apaixona-se mudando seus hábitos.

Esposa de Dmítri: Esposa traída  Alta, sobrancelhas escuras , porte rígido e "pensante", como ela mesma se chamava. Lia muito e era desprezada pelo marido.

Ana Sierguéievna: A dama do cachorrinho. 22 anos, natural de Petersburgo, casada há 2 anos, domiciliada na Cidade de S., rua Staro-Gontchárnaia. Não sabe bem em que o marido trabalha e é infeliz no casamento. Descrita pelo narrador como frágil, de pescoço esguio, olhos cinzentos e cabelos compridos, fora para Ialta para tratar uma doença inventada. Andava sempre na companhia de seu lulu branco. Conhece Dmítri, apaixona-se por ele, que torna-se seu amante.

Von Dideritz: Ortodoxo, neto de alemão marido de Ana. Mora na Cidade de S. na rua Staro-Gontchárnaia. Afortunado, dono de cavalos, trabalha em uma repartição e é popular na cidade.

* A história focaliza a simplicidade cansativa do cotidiano comum a todos. Fala sobre as relações nos casamentos e os encontros e desencontros da vida, mostrando que, quando não se pensa mais poder ser feliz, a oportunidade aparece, mesmo que tarde.

0 comentários:

Postar um comentário