SUGESTÃO DE LEITURA: "SOMBRAS SOBRE O RIO HUDSON" DE BASHEVIS SINGER - EXCELENTE ESCRITOR POLONÊS, GANHADOR DE PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA



Isaac Bashevis Singer

   Nasceu em Radzymin, Polônia, em 1904, filho e neto de rabinos hassídicos. Sem vocação religiosa, seu primeiro emprego foi numa revista literária de Varsóvia, que editou seu primeiro romance em 1932. Três anos depois foi para Nova York, onde passou a trabalhar num jornal iídiche. Seguiu-se uma sucessão de contos e romances que lhe deram fama internacional. Mesmo após conseguir a cidadania americana, continuou a escrever em iídiche, colaborando com os tradutores que vertiam suas obras para o inglês. Seus livros foram adaptados para o teatro e o cinema. Em 1978, ganhou o Prêmio Nobel de literatura. Morreu em Miami, em 1991.

                     SOMBRAS SOBRE O RIO HUDSON

      Trata-se da história de um grupo de judeus da Europa Oriental que, tendo escapado do Holocausto, tenta recomeçar a vida em Nova York. O protagonista, Hertz Grein, sonha com o mundo harmonioso da infância, que girava em torno da religião; no entanto, é um homem que não tem fé e vive dividido entre três mulheres. Uma delas é Anna, filha de Boris Makaver, rico comerciante cuja religiosidade fervorosa não guarda lugar para a compaixão - nem pela própria filha, que se desdobra entre a lealdade ao pai e a paixão avassaladora por um homem casado. 
    Em Sombras sobre o rio Hudson a dramaticidade dos acontecimentos convive com um vigoroso senso de humor.

0 comentários:

Postar um comentário