JULIO CORTÁZAR - BIOGRAFIA - RESUMO DE "CASA TOMADA"

Julio Cortázar
     Julio Cortázar, escritor e intelectual argentino, é considerado um dos autores mais inovadores e originais do seu tempo. Mestre no conto e na narrativa curta, a sua obra é apenas comparável a nomes como os de Edgar Allan Poe, Tchekhov ou Jorge Luis Borges. Deixou igualmente romances como "Rayuela", que inauguraram uma nova forma de fazer literatura na América Latina, rompendo com o modelo clássico mediante uma narrativa que escapa à linearidade temporal e onde os personagens adquirem uma autonomia e uma profundidade psicológica raramente vistas. 
Filho de pai diplomata, Julio Cortázar nasceu em Bruxelas, em 1914. Com quatro anos de idade foi para a Argentina, onde, devido à separação dos seus pais, foi educado pela mãe, uma tia e uma avó. Incentivado pela mãe, que lhe selecionava o que devia ler, desde muito cedo que se interessa por literatura, ao ponto de na sua juventude um médico o aconselhar durante pelo menos seis meses a ler menos e a sair de casa para apanhar sol. Com o título de professor normal em Letras, inicia os seus estudos na Faculdade de Filosofia e Letras, que teve de abandonar logo de seguida, por problemas financeiros.
 
     Por não concordar com a ditadura vigente no seu país, muda-se para Paris, em 1951. Quatro anos antes, por intermédio de Jorge Luis Borges, já tinha publicado o conto "Casa Tomada", o primeiro do livro "Bestiario", na importante revista Anales de Buenos Aires. Em Paris casa-se com Aurora Bernadéz e os dois vivem em condições econômicas penosas. Será esta experiência que inspirará parcialmente "Rayuela" («O jogo do mundo»), que concluirá anos mais tarde. É ainda durante os anos de Paris que aceita o trabalho de traduzir toda a obra em prosa de Edgar Allan Poe, ainda hoje considerada como a melhor tradução em espanhol desse autor.
 
Morre em Paris, de leucemia, em 1984.
Da sua vasta obra, que inclui volumes de contos, romances e poesia, para além de "Rayuela" («O jogo do mundo»), publicado em 1963, destacamos: "Bestiario" (1951), "Final del juego" (1956), "Las armas secretas" (1959), "Historias de cronopios y de famas" (1962), "Todos los fuegos el fuego" (1966), "La vuelta al dia en ochenta mundos" (1964), "Ultimo round" (1969), "Octaedro" (1974), "Queremos tanto a Glenda" (1980) e "Deshoras" (1982).
 

              Resumo do conto "Casa tomada" de Julio Cortázar
      O conto trata  de dois irmãos solteiros que vivem numa casa ampla, espaçosa, velha e cheia de lembranças dos antepassados deles. O protagonista é quem narra a história dele e de sua irmã, Irene.

     Ela gostava de tecer, o que costumava fazer todos os dias, ele gostava de olhar como ela fazia aquilo com tanta facilidade e destreza. Aos sábados, ele ia ao centro  comprar lã para Irene, ao mesmo tempo aproveitava para fazer uma volta pela livraria e perguntar se não havia novidades de literatura francesa. Numa noite, a rotina é interrompida por causa de um barulho, ele vai à cozinha para esquentar água e ouve um barulho no fundo, fecha a porta do corredor e fala a Irene que tomaram a parte do fundo. Nos primeiros dias resultava penoso se acostumarem sem uma parte da casa por causa dos objetos que tinham ficado lá, mas havia pontos positivos, dentre eles a diminuição dos trabalhos com a limpeza da casa. Numa outra noite, ele levanta para tomar água e ouve outro barulho, pega Irene e correm ao saguão, a casa havia sido tomada. Os irmãos são forçados a abandonar a casa.

0 comentários:

Postar um comentário