O QUE É MITOLOGIA? - FÁCIL, FÁCIL DE ENTENDER

  

   A mitologia, como fonte da formação do conhecimento humano, é o conjunto de relatos ou lendas, histórias de entidades divinas ou fantásticas criadas por um povo, passadas de geração a geração, creditadas como verdadeiras, simbólicas ou não. É a arte pela qual os povos tentam explicar a origem e o surgimento das coisas e os fenômenos naturais (raios, trovões, tempestades, fogo, amor, mortes, nascimentos) atribuindo-os a seres míticos (não visíveis), chamados deuses, semideuses, heróis etc. representam forças e fenômenos da natureza, impulsos e paixões humanas.
  Para que possamos entender esse conjunto de historinhas fabulosas, tomemos uma máxima de Xenófanes, máxima essa que reflete melhor e sintetiza o que poderíamos chamar de mitologia: “Os deuses dos etíopes têm a pele escura, os deuses dos arianos são loiros e, se os burros soubessem pintar, com certeza seus deuses seriam asnos”.
        Os animais, seres irracionais por excelência, têm vida instintiva e, por conseguinte, não abstraem da vida, das coisas e da natureza em si; os humanos, por outro lado, cientes da transitoriedade e finitude da vida, têm crença e fé, sentimentos não erradicáveis, motivo pelo qual, diferentemente dos animais e das plantas, dedicam uma parte do dia à oração, ao jejum, à reflexão e a uma consciência da transitoriedade de todas as coisas, isto é, mitificam. Assim, cada povo, cada cultura, cada religião, cada um de por si supõe e tenta explicar e entender, a seu modo, como se originou o mundo e a natureza e de acordo com sua visão de mundo associados a específicos aspectos da vida.
       Dentre os povos que subsistiram do mundo antigo, podemos destacar os gregos, os romanos e os judeus (estes, capítulo à parte, visto que ainda estão em evidência). Vejamos os romanos e gregos pelo seu legado. Os deuses da mitologia grega são muito anteriores à mitologia romana, isto é, existiam muito antes de os romanos aparecerem em cena (753 antes de Cristo).

0 comentários:

Postar um comentário