Concordância Nominal

A concordância nominal, em geral, causa dúvidas, já que existem situações em que a regra geral não se encaixa, por isso, é importante analisar cada ocorrência.

A oração é dividida em dois grupos, nominal e verbal, definidos pela classe gramatical que lhe serve como núcleo. Na parte nominal, estão presentes o substantivo (núcleo) e seus determinantes (artigo, adjetivo, numeral e pronome adjetivo). Na verbal, estão presentes o verbo (núcleo) e os termos que a ele se relacionam, tais como (advérbio e complementos verbais).

Todos os termos que compõem a oração precisam estar em harmonia, por isso, o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa, enquanto o substantivo concorda com os seus determinantes em gênero (feminino e masculino) e número (singular e plural). Essas acomodações são chamadas de concordância verbal e concordância nominal, respectivamente.

Para não haver desavenças entre os elementos da oração, algumas regras são necessárias, acompanhe-as:

1 - Adjetivo que se refere a mais de um substantivo.
O homem e o menino ficaram tranquilos;
A mulher e a criança estavam nervosas;
O policial e a vítima saíram ilesos.

Quando há dois substantivos e ambos pertencem ao mesmo gênero, o adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo, como aconteceu nos exemplos I e II. Logo, substantivo no masculino, adjetivo também e vice-versa. Entretanto, se pertencerem a gêneros diferentes, o adjetivo deve aparecer no masculino e no plural, como no exemplo III.

2 - O adjetivo é predicativo do objeto.
Mantenha as portas da empresa abertas.
Mantenha abertas as portas da empresa.
Encontramos os alunos animados.
Encontramos animados os alunos.

O predicativo do objeto é o termo responsável por caracterizar o objeto, ou seja, o complemento verbal. Quando ele aparece, é importante prestar atenção, principalmente quando o predicativo apresenta-se antes do substantivo, pois algumas pessoas consideram que se o verbo está no singular, o predicativo também estará. Cuidado, o predicativo é do objeto, ou seja, do complemento do verbo, que em geral é um substantivo. Logo, se a concordância é nominal, é o substantivo. Por isso, nos exemplos I e II, embora o verbo esteja no singular, o adjetivo permanece no plural, isso vale para qualquer posicionamento do adjetivo (antes ou depois do substantivo).

3 - Substantivo modificado por dois adjetivos.
Admiro a cultura italiana e a espanhola.
Admiro as culturas italiana e espanhola.

Nesse caso, há duas possibilidades, por isso, é importante prestar atenção, pois quando o adjetivo aparece no plural, o artigo deve aparecer antes do adjetivo e vir no plural, para definir que se trata de culturas distintas.

A concordância que se atribui a alguns termos - Um estudo particular.

Façamos uma breve retomada no que tange ao conceito de concordância nominal. Esta, por sua vez, ocupa-se da relação entre os nomes, sendo eles representados pelas classes gramaticais referentes aos substantivos, adjetivos, pronomes, artigos e numerais. Dessa feita, a concordância parte do pressuposto de que em termos sintáticos, as palavras determinantes, uma vez dispostas na frase, adaptam-se àqueles termos das quais dependem.

Nesse sentido, podemos dizer que o adjetivo e as palavras adjetivas concordam em gênero e número com o nome a que se referem, analisado sob um âmbito geral. Entretanto, dadas as peculiaridades dos fatos linguísticos, além dessa regra básica, há algumas exceções das quais devemos estar cientes, para, então, empregá-las de forma adequada.

Como forma de ilustração citamos o caso de alguns termos, que ora se apresentam flexionados, ora isso não ocorre. Assim, no intuito de verificarmos como todo esse processo se materializa, analisemos alguns casos, retratados por:

a) Próprio, anexo, incluso, mesmo, quite e obrigado: tais termos concordam em gênero e número com o substantivo ou pronome a que se referem. Vejamos, pois, alguns exemplos:

* As fotografias seguem anexas/ O arquivo está anexo ao documento.

* A refeição está inclusa no pacote turístico / Estão inclusas as despesas da viagem.

* O próprio aluno encarregou-se de fazer a pesquisa / Elas próprias trouxeram a encomenda.

* Estamos quites com os fornecedores / Agora você está quite com seu sócio.

* É com você mesma que quero falar / Vocês mesmos podem entregar o trabalho ao professor. 

* - Obrigada, disse a jovem ao receber o comunicado. Aqui, no caso de o emissor ser mulher, é correto dizer “obrigada”. Em se tratando de homem, usualmente se diz “obrigado”. 

b) Meio e bastante, ora atuam como adjetivos, ora como advérbios. No caso destes, permanecem invariáveis, pelo fato de referirem-se a verbos, adjetivos ou advérbios. E em se tratando daqueles, em virtude de referirem-se a substantivos, variam.

Dessa forma, observemos: 

Márcia está meio triste. Constatamos que se trata de um advérbio, pois indica a circunstância em que o verbo se encontra.

Pedimos meia porção daquele prato. Aqui exerce a função de numeral.

O garoto está bastante apreensivo. Deparamo-nos com um advérbio, razão pela qual permanece invariável.

Foram bastantes as oportunidades. Custava você aproveitá-las? De acordo com esse contexto, o adjetivo “bastantes” concorda com o substantivo “oportunidades”.

c) Proibido, necessário, permitido – A flexão desses elementos encontra-se relacionada à presença ou não do determinante (artigo, pronome, numeral e adjetivo). Constatemos, portanto:

É proibido entrada de funcionários neste recinto.

É proibida a entrada de visitantes no parque.

Permitido entrada somente para fornecedores.

Não é permitida a entrada de animais neste estabelecimento. 

É necessário cautela neste procedimento.

Muitas vezes a cautela é necessária.

0 comentários:

Postar um comentário