Você sabe a diferença entre prosa, conto, poema, poesia e soneto?

Prosa: É o texto corrido (o que se diz ou escreve sem métrica; o que se diz ou escreve sem ser em verso), que se dá por meio de narrativas longas ou curtas. A prosa é importante pois nos deixa com uma visão clara dos movimentos literários (Dom Casmurro, por exemplo, é uma narrativa em que percebemos claramente a passagem do romantismo para o realismo). A prosa pode ter dois tipos de narradores: o onisciente seletivo e o onisciente seletivo múltiplo. O onisciente seletivo acontece quando o narrador está apenas contando a história como um simples e puro fato, como quem vê de fora. O onisciente seletivo múltiplo é quando, além de contar a história, o narrador consegue entrar na mente de seu personagem (um ou mais).

O conto (narração falada ou escrita; história ou historieta imaginadas; fábula) é uma história curta com início, meio e fim muito bem demarcados. Existem até "minicontos" e "microcontos", às vezes com apenas uma frase.

No sentido etimológico, poesia (arte de escrever em verso; caráter do que desperta o sentimento do belo; inspiração) vem do grego poiesis, que pode ser traduzido como a atividade de produção artística ou a de criar ou fazer. Com base nisso, a poesia pode não estar só no poema, mas também em paisagens e objetos. Trata-se, enfim, de uma definição mais ampla, que abarca outras formas de expressão, além da escrita.

Já o poema também é uma obra de poesia, mas que usa palavras como matéria-prima. Na prática, porém, convencionou-se dizer que tanto o poema quanto a poesia são textos feitos em versos, que são as linhas que constituem uma obra desse gênero.

Por fim, o soneto é um poema de forma fixa. Tem quatro estrofes, sendo que as duas primeiras se constituem de quatro versos cada, os quartetos, e as duas últimas, de três versos cada, os tercetos. Todos eles têm dez sílabas poéticas, classificando-se como decassílabos. Os sonetos costumam ter uma estrutura semelhante. O texto começa com uma introdução, que apresenta o tema, seguida de um desenvolvimento das ideias e termina com uma conclusão, que aparece no último terceto. Essa é, em geral, a estrofe decodificadora de seu significado.

0 comentários:

Postar um comentário