O menino
e o arco-íris
Era uma vez um menino curioso e entediado.
Começou assustando-se com as cadeiras, as mesas e os demais objetos domésticos.
Apalpava-os, mordia e jogava-os no chão:
esperava certamente uma resposta que os objetos não lhe davam. Descobriu alguns
objetos mais interessantes que os sapatos: os copos – estes, quando atirados ao
chão, quebravam-se. Já era alguma coisa, pelo menos não permaneciam os mesmos
depois da ação. Mas logo o menino (que era profundamente entediado) cansou-se
dos copos: no fim de tudo era vidro e só vidro.
Mais tarde pôde passar para o quintal e
descobriu as galinhas e as plantas. Já eram mais interessantes, sobretudo as
galinhas, que falavam uma língua incompreensível e bicavam a terra. Conheceu o
peru, a galinha-d´angola e o pavão. Mas logo se acostumou a todos eles, e
continuou entediado como sempre.
Não pensava, não indagava com palavras, mas
explorava sem cessar a realidade.
Quando pôde sair à rua, teve novas
esperanças: um dia escapou e percorreu o maior espaço possível, ruas, praças,
largos onde meninos jogavam futebol, viu igrejas,automóveis e um trator que
modificava um terreno. Perdeu-se. Fugiu outra vez para ver o trator
trabalhando. Mas eis que o trabalho do trator deu na banalidade: canteiros para
flores convencionais, um coreto etc. E o menino cansou-se da rua, voltou para o
seu quintal.
O tédio levou o menino aos jogos de azar,
aos banhos de mar e às viagens para a outra margem do rio. A margem de lá era
igual à de cá. O menino cresceu e, no amor como no cinema, não encontrou o que
procurava. Um dia, passando por um córrego, viu que as águas eram coloridas.
Desceu pela margem, examinou: eram coloridas!
Desde então, todos os dias dava um jeito de
ir ver as cores do córrego. Mas quando alguém lhe disse que o colorido das
águas provinha de uma lavanderia próxima, começou a gritar que não, que as
águas vinham do arco-íris. Foi recolhido ao manicômio.
E daí?
(GULLAR, Ferreira. O menino e o arco-íris.
São Paulo: Ática, 2001. p. 5)
Após ler atentamente o texto,
1- Identifique:
Título:_________________________________________
Autor:__________________________________________
Obra da qual faz
parte:_________________________
2- “Mas logo se acostumou a todos eles”.O
termo em destaque refere-se no texto a:
(A) animais no quintal. (B) cadeiras e mesas.
(C) sapatos e copos. (D) jogos
de azar.
3. Pode-se concluir que o tema do texto é:
(A) a curiosidade. (B) a
insatisfação.
(C) a natureza. (D)
a saudade.
4. De acordo com o texto, o menino procurava,
desde criança, por:
(A) alguma coisa surpreendente.(B) galinhas e plantas interessantes.
(C) um arco-íris. (D) banhos de mar.
5. “E daí?” A frase final do texto demonstra
que a opinião do narrador sobre o destino do menino é de:
(A) pena e desespero. (B) simpatia e
aprovação.
(C) indiferença e conformismo. (D) esperança e simpatia.
6. “Desceu pela margem, examinou: eram
coloridas!”
No trecho, os sinais de pontuação empregados
assinalam:
(A) o tédio do menino. (B) a surpresa
do menino.
(C) a dúvida do narrador. (D) o comentário do
narrador.
7- Em relação ao trecho “ que o colorido das
águas provinha de uma lavanderia próxima”, o que podemos concluir em relação ao
córrego?
_______________________________________________________________
8- Identifique:
a- narrador: tipo, foco narrativo:
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
b- características do menino ( primeiro
parágrafo):______________
c- adjetivo atribuído à galinha e à língua
que elas falavam: ___________________________________________________________________
__________________________________________________________________
d- qualidade atribuída às águas do córrego:
______________________
9- Faça o que se pede:
a- assinale a alternativa em que todas as palavras
apresentam dígrafo:
( )
córrego, terra, cessar, trabalho.
( )
vidro, provinha, flores, assustando.
b- assinale a alternativa em que todas as
palavras apresentam encontro consonantal:
( )
tarde, passar, vinham, margem.
( )
domésticos, mordia, esperança, largos.
10- Circule os encontros vocálicos nas
palavras abaixo, a seguir, separe-as de acordo com o tipo de encontro que
apresentam:
*entediado, começou, mordia, chão, rua,
automóveis, língua, realidade, quando, lavanderia, canteiros, tédio, viagens,
dia, desceu, desceu.
Ditongo:
________________________________________________________
_______________________________________________________________
Hiato:
__________________________________________________________
_______________________________________________________________
0 comentários:
Postar um comentário