Bilhete
ao futuro
Bela ideia essa de Cristóvam Buarque,
ex-reitor da Universidade de Brasília e ex-ministro da Educação, de pedir às
pessoas do nosso país que escrevessem um “bilhete ao futuro”. O projeto teve a
intenção de recolher, no final dos anos 80, no século passado, uma série de
mensagens que seriam abertas em 2089, nas quais os brasileiros expressariam
suas esperanças e perplexidades diante do tumultuado presente do fabuloso
futuro.
Oportuníssima e fecunda ideia. Ela nos
colocou de frente ao século XXI, nos incitou a liquidar de vez o século XX e a
sair da hipocondria político-social. Pensar o futuro sempre será um exercício
de vida. O que projetar para amanhã? (...)
Affonso
Romano de Sant’Anna
1)
Os dois parágrafos acima fazem parte do texto cujo autor é Affonso Sant’Anna.
Esse tipo de produção textual é chamado de crônica, porque:
a) defende um tema.
b) tenta ludibriar o leitor.
c) faz o registro do dia a dia.
d) conta uma história antiga.
e) exalta as belezas do país amado.
2)
O acontecimento que originou esse texto está relacionado:
a) à promoção do reitor da Universidade de
Brasília.
b) à realização do reitor como mestre da
Universidade de Brasília.
c) ao pedido feito pelo reitor da Universidade
às pessoas de Brasília.
d) à liquidação dos problemas do século XX.
e)
ao pedido feito pelo ex-reitor da Universidade de Brasília aos brasileiros.
3)
Segundo o cronista, o bilhete ao futuro:
a) incitaria as pessoas a “sair da hipocondria
político-social”.
b) incitaria as pessoas à revolta social e
política no presente e no futuro.
c) incitaria as pessoas a liquidarem de vez com
as ideias do século XX e do século XXI.
d) incitaria as pessoas a escreverem mensagens
de desilusão.
e) incitaria as pessoas a se comunicarem por
bilhetes, algo incomum nos dias atuais.
4)
Segundo o cronista:
a)
futuro jamais deverá ser pensado pelos hipocondríacos político-sociais.
b)
o amanhã é algo imprevisível; sempre haverá momentos tumultuados.
c)
o estímulo à fuga da hipocondria político-social seria a oportunidade que a
redação do bilhete oferece.
d)
o povo não queria se comprometer com as políticas sociais da década.
e)
a população tinha muita dificuldade para redigir o bilhete do futuro.
5)
A frase que exprime a conclusão do cronista sobre o significado de escrever um
bilhete ao futuro é:
a) “O futuro e o presente só interessam ao
passado.”
b) “O passado é importante e, no futuro, seja o
que Deus quiser.”
c) “O presente é hoje e não é necessário
preocupação com o futuro.”
d) “Pensar o futuro é um exercício de vida.”
e) “O futuro, a gente deixa para pensar
amanhã.”
6)
As mensagens que as pessoas enviariam ao futuro são representadas, no texto,
pelas palavras:
a) belezas e possibilidades
b) esperanças e perplexidades
c) angústias e esperanças
d) realizações e lembranças
e) frustrações e melancolias
7)
O tratamento adequado para se referir ao reitor de uma Universidade é:
a) Ilustríssimo Senhor
b) Vossa Magnificência
c)
Excelentíssimo Senhor
d) Vossa Senhoria
e) Vossa Excelência
8)
As duas vírgulas que aparecem na primeira frase foram empregadas para expressar
uma:
a) explicação
b) contrariedade
c) adversidade
d) enumeração
e) oposição
9)
Um ser humano que sofra de hipocondria, segundo o texto, e considerando o
sentido conotativo, é assim conhecido por:
a) apresentar obesidade descontrolada
b) possuir seríssimos problemas de saúde
c) ser extremamente romântico
d) isolar-se socialmente
e)
ser dependente de medicamentos
10)
O pronome ela, destacado no texto, relaciona-se à palavra:
a) mensagem
b) hipocondria
c) esperança
d) intenção
e) ideia
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