ATENÇÃO, NONOS E OITAVO ANOS! CONSULTEM ESSE MATERIAL! SABERÃO FACILMENTE COMO DEVEM FAZER A RESENHA DO LIVRO QUE ESTÃO LENDO.

Estrutura da resenha
            A resenha  deve seguir esta estrutura:
         Referência bibliográfica da obra no topo da página: São os dados técnicos, como o título, autor, editora, local de publicação. Veja os exemplos:
         ASSIS, Machado de. A causa secreta. In: Machado de Assis - Obra completa v.II. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1986.
         Título da resenha
            Esse título deve ser criado por você, resenhista. É importante ressaltar que o livro resenhado é uma obra e sua resenha é outra, por isso cada uma deve ter seu título.
         Nome do autor
            Insira seu nome.
                                  
         Início do texto/ Um ou dois parágrafos: Breve descrição do livro e do autor
         Inicie o texto fazendo uma apresentação da obra.
         Cite a data de publicação, a editora.
         Explique como se dá a divisão dos tópicos, se é em capítulos, partes, dentre outras divisões.
         Exponha a temática.
         Fale brevemente do autor, e somente o que é relevante. Não é preciso citar detalhes da vida particular, a não ser que façam diferença no entendimento da obra.
         Nos próximos parágrafos (2 ou 3), é chegada a hora de expor o enredo do livro, de maneira sintetizada, resumida, e seu posicionamento crítico. O ideal é, ao contar a história ( ou as histórias), avaliar criticamente o que está sendo relatado. Desse modo, é mais fácil atingir o objetivo do texto: mostrar que leu e que sabe se posicionar diante daquele tema.
         Indicação da obra
            Indique a obra a quem você achar que a leitura dela será relevante.

Processo de produção/ Dicas
         Durante a leitura do livro:
             faça anotações;
             pesquise dados relevantes;
            escreva, pois assim você grava, reforça o que já está em sua mente.
         Antes da resenha:
            Apesar de a maioria dos livros trazerem dados sobre o autor, é interessante pesquisar sobre ele.

Modelo de resenha
ASSIS, Machado de. A causa secreta. In: Machado de Assis - Obra completa v.II. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1986.

O que é secreto para mim é para os outros?
                                                                                                                                    André Gazolla
                       
Resenha adaptada de http://www.lendo.org/wp-content/uploads/2007/06/a-causa-secreta-resenha.pdf
        O conto A causa secreta, de Machado de Assis, aborda um tema oculto da alma de todo ser humano: a crueldade. O autor cria um cenário onde o recém-formado médico Garcia conhece o espirituoso Fortunato, dono de uma misteriosa compaixão pelos doentes e feridos, apesar de ser muito frio, até mesmo com sua própria esposa.
      Joaquim Maria Machado de Assis é considerado um dos maiores escritores brasileiros e entre seus livros encontram-se as coletâneas de contos Histórias da meia-noite e Contos fluminenses.
      Através de uma linguagem bastante acessível, que não encontramos em muitas obras de Assis, o texto mescla momentos de narração - que é feita em terceira pessoa – com momentos de diálogos diretos, que dão maior realidade à história.
       Uma característica marcante é a tensão permanente que ambienta cada episódio. Desde as primeiras vezes em que Garcia vê Fortunato - na Santa Casa, no teatro e quando o segue na volta para casa, no mesmo dia - percebemos o ar de mistério que o envolve.
        Da mesma forma, quando ambos se conhecem devido ao caso do ferido que Fortunato ajuda, a simpatia que Garcia adquire é exatamente por causa de seu estranho comportamento, velando por dias um pobre coitado que sequer conhece.
      A história transcorre com Garcia e Fortunato tornando-se amigos, a apresentação de Maria Luiza, esposa de Fortunato e ainda com a abertura de uma casa de saúde em sociedade.
      O clímax então acontece quando Maria Luiza e Garcia flagram Fortunato torturando um pequeno rato, cortando-lhe pata por pata com uma tesoura e levando-lhe ao fogo, sem deixar que morresse. É assim que percebe-se a causa secreta dos atos daquele homem: o sofrimento alheio lhe é prazeroso. Isso ocorre ainda quando sua esposa morre por uma doença aguda e quando vê Garcia beijando o cadáver daquela que amava secretamente. Fortunato aprecia até mesmo seu próprio sofrimento.
     Este conto é um expoente máximo da técnica de Machado de Assis, deixando o leitor impressionado com um desfecho inesperado, mas que demonstra – de forma exponencial, é verdade - a natureza cruel do ser humano. É interessante notar como o autor deslinda aqui um comportamento doentio que norteia ações que aos olhos da sociedade podem parecer da mais completa bondade e dedicação ao próximo.
     A ideia de que a aparência opõe-se radicalmente à essência é uma temática muito comum em Machado. O texto é excelente para os que gostam de Assis, mas acham cansativa a linguagem rebuscada usada em algumas de suas obras.Sem dúvidas, A causa secreta é um convite a todos que os que vivem em sociedade e que necessitam de enxergar o outro e não só vê-lo.












0 comentários:

Postar um comentário