CONCEITO DE MARKETING / BÁSICO / RELACIONAMENTO


    Segundo Philip Kotler , “ marketing é um processo social e grencial através do qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores com outras pessoas”. O mercado busca suprir a demanda de produtos e serviços que todas as pessoas procuram.
    Há dois segmentos no marketing:

* Micromarketing – é a performance de atividades que uma empresa busca realizar para antecipar as
necessidade de seus clientes;

* Macrimarketing – é um processo social que direciona um fluxo
econômico de bens e serviços dos produtos para os consumidores, para suprir a demanda do mercado consumidor;

    O marketing muda conforme a sociedade muda, pois as necessidades das pessoas se alteram perante os anos e a transformação de tendência, nenhum adulto bebe
leite desnatado como bebia antigamente, hoje há uma demanda por leites desnatados vitaminados e com cálcio, por exemplo. Existem cinco filosofias sobre marketing:

* Conceito de produção – é baseado no preço baixo e na produção em escala;

* Conceito de produto – um bom produto é aquele que apresenta a melhor qualidade, desempenho e inovação;

* Conceito de vendas – produtos e serviços de baixa aceitação necessitam de venda em grande escala e promoção;


* Conceito de marketing – é necessário conhecer as necessidades da sociedade para formatar o melhor produto e serviço para supri-las;

* Conceito de marketing social – a empresa deve melhorar a qualidade de vida dos consumidores oferecendo produtos acima das necessidades dos mesmos.
    Conhecer o mercado e identificar as oportunidades, estimular o interesse sobre um determinado produto, avaliar as forças dos concorrentes e calcular qual será a demanda pelo produto de uma empresa em determinada cidade são uma das práticas essenciais destes conceitos teóricos descritos acima. Ao pé da letra ‘marketing’ é o mercado em movimento.

 MARKENTING BÁSICO
    O marketing possui sistemas e ferramentas que seguem conceitos básicos de entendimento, são estabelecidos os 4 P´s : “Place” , “Price” , “Promotion” e “Product”, em português significa “Praça”, “Preço”, “Promoção” e “Produto”, e serve de base para o planejamento , lançamento e sustentação de um produto no mercado.
    A praça é onde as ações e produto serão oferecidos. O preço é o quanto o consumidor terá que disponibilizar para
adquirir o produto. A promoção é um conjunto de ações relacionadas à comercialização e propagação do produto no mercado. E o produto é o elemento, a substância planejada e ofertada.
    No
marketing esportivo, haveria um quinto “P” de paixão, mas segundo diversos estudiosos em marketing, o quinto “P” seria referente à “Pesquisa”, além de um sexto “P” referente a “Público-alvo”.
    Os 4 A´s em marketing seriam: “Analysis”, “Adaptation”, “Achieve” e “
Assessment”, que em português é “Análise”, “Adaptação” , “Ativação” e “Avaliação”. Primeiro é necessário analisar os fatos do mercado para depois adaptar o planejamento pensado no produto, a adaptação de um produto pode ocorrer em qualquer fase do ciclo de vida de um produto.
    Após a análise e adaptação, é necessário ativar o que foi estudado e “re-planejado” monitorando as execuções a todo momento. Depois destas três etapas realiza-se uma avaliação dos resultados alcançados. O marketing básico possui outros pontos de vistas que não se encerram nestes conceitos.

Fontes
Cobra, Marcos – Marketing Básico – Ed. Atlas
http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/AsBases de Marketing.htm
 
                                             MARKETING DE RELACIONAMENTO
    O marketing de relacionamento busca fortalecer o relacionamento a longo prazo com o mercado, sobretudo através da fidelização dos clientes. Um dos primeiros conceitos de marketing de relacionamento surgiu em 1983, através de Berry, autor de literatura de marketing de serviços.
    Berry defende que para uma empresa ser competitiva é necessário que ela desenvolva uma fidelização com os seus clientes, reafirmando a sua capacidade de responder às necessidades dos consumidores e correspondendo às suas expectativas. Berry define o marketing de relacionamento como atração, manutenção e aumento do relacionamento entre empresa e cliente.
    Na
prática é transformar clientes indiferentes em clientes assíduos e leais aos produtos e serviços das empresas. Segundo Evans e Laskin, o marketing de relacionamento é “como um processo onde a firma constrói alianças de longo prazo tanto com clientes atuais e em perspectiva, de forma que comprador e vendedor trabalham em direção de um conjunto comum de objetivos específicos”.
    Conhecer , interagir e criar
novidades para o cliente são bases essenciais para o sucesso de um planejamento em marketing de relacionamento. Segundo McKenna, “O marketing baseado na experiência enfatiza a interatividade, a conectividade e a criatividade. Com esta abordagem, as empresas dedicam-se aos seus clientes, monitoram constantemente seus concorrentes e desenvolvem um sistema de análise de feedback que transforma essa informação sobre o mercado e a concorrência em uma nova e importante informação sobre o produto”.

Fontes
http://
www.bretzke-marketing.com.br/textos/artigos08.htm
http://usuarios.uninet.com.br/~josehigi/mkt1.html
                  ( Fernando Rebouças - INFOESCOLA )

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