AVALIAÇÃO- PORTUGUÊS - TEXTO / PRONOMES- SEXTO ANO


                                                     O gato e o macaco
Márcia Kupsas
      O gato e o macaco eram animais domésticos. Um dia, o macaco descobriu castanhas assando no braseiro e correu a chamar o gato:
       ___Venha, amigo! Com sua habilidade nas patas, será fácil pegar as castanhas para nós!
      O gato, envaidecido, pôs-se a tirar as castanhas do braseiro, deixando-as de lado. O macaco ia devorando as castanhas e falando:
      ___ Isso, senhor gato! Muito bem! Pegue agora aquela ali, e essa outra...
     O gato, com o pelo chamuscado, ia tirando as castanhas, enquanto o macaco o elogiava e as comia. De repente, voltou a cozinheira, que os enxotou com a vassoura.
     O gato e o macaco esconderam-se no quintal. Irritado, o gato falou:
     ___ De que adiantou tanto esforço? Queimei o pelo, sujei as patas e não comi castanha nenhuma!
     Ao que o macaco, subindo em uma árvore, respondeu:
    ___ Pois é, amigo gato. Agora você já sabe: o bom bocado não é para quem o faz, mas para quem o come.

1) Indique:
a) Personagens:________________________________________________________

b) Tempo:_____________________________________________________________

c) Conflito_____________________________________________________________

d) Narrador:___________________________________________________________

e) Moral:______________________________________________________________

2) Os dois personagens dessa fábula formam um confronto entre o forte e o fraco.
a) Quem, na visão do narrador, venceu a batalha? Por quê?
_____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

b) Foi justa a decisão do narrador? Por quê?
_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

3) Encontre, no texto, uma palavra que seja sinônima de “queimado”.
_____________________________________________________________________

4) Encontre, no texto, uma palavra que seja sinônima de “bravo”.
_____________________________________________________________________

5) Encontre, no texto, uma palavra que seja sinônima de “expulsou”.
_____________________________________________________________________

6) Escreva as razões para as seguintes ações dos personagens:
a) Esconderam-se no quintal:
_____________________________________________________________________
b) O gato irritou-se:
_____________________________________________________________________
c) O macaco subiu no alto de uma árvore:
_____________________________________________________________________

7) Qual o motivo de o macaco tratar o gato como amigo?
_____________________________________________________________________

8) O macaco realmente considerava o gato como um amigo? Justifique:
_____________________________________________________________________

9- Observe os pronomes destacados e use PA para o pronome adjetivo e OS para o pronome substantivo.
(      )”... sua habilidade...”
(      )”... para nós...”
(      )”...deixando-as de lado...”
(      )”...essa outra...”
(      )”... os enxotou...”

10-  No trecho: “Pegue agora aquela ali, ...” a palavra destacada é um pronome demonstrativo, sendo assim, podemos concluir que:
a- a castanha está perto de que está falando (1ª pessoa do discurso);
b- a castanha está longe de quem fala e de quem ouve (3ª pessoa do discurso);
c- a castanha está longe  de quem ouve (2ª pessoa do discurso).

11- “Pegue agora aquela ali ...” a palavra destacada indica lugar próximo de quem fala ou distante da primeira pessoa do discurso?
_____________________________________________________________________

12- “Queimei o pelo, sujei as patas e não comi castanha nenhuma!”, nesta frase há um pronome indefinido. Identifique-o.
_____________________________________________________________________

13-  Na frase acima, o sinal de pontuação ! expressa qual sentimento do gato?
_____________________________________________________________________

14- Use os códigos: PR - pronome reto; PO- pronome oblíquo; PT- pronome de tratamento; PD – pronome demonstrativo; PP – pronome possessivo; PI – pronome interrogativo; para classificar os pronomes em destaque.
(       ) “... você já sabe...”                                (       )”Isso, senhor gato!”
(       ) “...esconderam-se no quintal...”            (       )”...sua habilidade...”
(       )”...para nós...”                                        (       )”De que adiantou ...?





0 comentários:

Postar um comentário