PARTE 2 / CASA DE MULHERES - DAVID GONÇAVES


         CASA DE MULHERES - DAVID GONÇALVES /  PARTE 2
    Por que estavam ali no garimpo? Todas respondiam. Por dinheiro. Cultivavam a esperança de se enriquecer. Chegavam a sonhar com pepitas enormes. Enquanto esperavam pelos homens ávidos, ficavam ali na sala com olhos de reses, fechadas num curral apertado. Postavam-se diante dos espelhos, mas não se viam. Umas dormiam para passar o tempo, outras divagavam contando as manchas negras nas paredes. Alhures, ouvia-se um comentário evasivo:
    __ Que mormaço... Preciso de alguma bebida, sou capaz de dormir em pé... Arre, que vida...
   __ Não reclamem! - corrigia Madame Teresa, atenta a qualquer depressão. __ O corpo é um objeto. Vocês têm que ganhar dinheiro com ele. Aproveitem enquanto são novas. Depois de velhas, não servirão nem pra canhão. Olhem pra mim: eu também já fui jovem e cobiçada. Hoje, mais pareço um bujão de gás...
    Joselito anunciou, requebrando:
    __ O Pastor vem aí!
    Madame Teresa se levantou.
    __ Lembrem do que eu disse! O homem está cheio de rezas, decorou página por página da bíblia, mas não presta. Eu sei quando um homem não presta. Nunca me engano!
     Logo um homenzarrão entrou na casa. Era ruivo e tinha uma cabeça quadrada. Segurava o chapéu de feltro nas mãos.
     __ Boa noite, princesas! Aqui está o seu príncipe!
    __ Só se for o príncipe das trevas... O Anjo negro - respondeu Madame Teresa, sem se levantar.
     __ Que dia! O calor está de rachar. Já é noite e o mormaço ainda perdura. Ainda bem que vocês têm esses ventiladores gigantes. Até parece que estou para levantar voo. Fazem um barulhão danado, mas pelo menos joga vento. Abençoado este motor a diesel! Não vejo a hora de ter um lá na igreja...
     __ Se não se acha contente, dê o fora. Não preciso de lambedor de bíblia. Nenhuma alma por aqui quer ser salva. Estamos no inferno. Aqui é o inferno. Eu sei disso.
     __ Que é isso, Madame Teresa? Nem coloquei os pés e você já vem destratando... Devia respeitar mais um apóstolo do Senhor!
    __ Apóstolo do Senhor? Essa é boa! Só se for do Senhor de chifres. Daqueles com chifres bem grandes.
      O Pastor, olhando para Joselito, que estava atrás do balcão:
     __ Bom menino, por que não me serve uma dose de uísque? Por acaso, também está bravo?
      Joselito começou a preparar a dose.
      __ O que há, princesas? Cadê os beijos?
      Dirigiu-se a Adelaide e beliscou o bumbum.
      __ Ai, que não gosto disso!
     __ Eu sei do que você gosta, espera aí. Joselito, traz um martine pra essa moça bonita.
       __ Assim, já me sinto melhor...
       __Comigo, só fartura. Não é, Madame Teresa? Não sou miserável. Dinheiro foi feito pra gastar.
     __ Eu quero receber o que me deve, seu panaca! -- vociferou Madame Teresa, inquieta, com vontade de esganá-lo. -- Aqui não é lugar pra fazer caridade. Conversa não paga a conta.
      __ Eu sempre pago as contas, sua puta velha.

0 comentários:

Postar um comentário