O VILARES
Havia, no colégio, três companheiros
desagradáveis. Um deles era o Vilares. Menino forte, cara bexigosa, com um modo
especial de carregar e de franzir as sobrancelhas autoritariamente.
Parecia ter nascido para senhor do mundo.
No recreio queria dirigir as brincadeiras e
mandar em todos nós. Se a sua vontade não predominava, acabava brigando e
desmanchava o brinquedo.
Simplesmente insuportável. Ninguém, a não
ser ele, sabia nada; sem ele talvez não existisse o mundo.
Vivia censurando os companheiros,
metendo-se onde não era chamado, implicando com um e com outro, mandando
sempre. (…)
Não tinha um amigo. A meninada do curso
primário movia-lhe a guerra surda. E, um dia, os mais taludos se revoltaram e
deram-lhe uma sova.
Foi um escândalo no colégio. O vigilante
levou-os ao gabinete do diretor. O velho Lobato repreendeu-os fortemente. Mais
tarde, porém, chamou o Vilares e o repreendeu também.
Eu estava no gabinete e ouvi tudo.
__ É necessário mudar esse feitio, menino.
Você, entre os seus colegas, é uma espécie de galo de terreiro. Quer sempre
impor a sua vontade, quer mandar em toda a gente. Isso é antipático. Isso é
feio. Isso é mau. Caminha-se mais facilmente numa estrada lisa do que numa
estrada cheia de pedras e buracos. Você, com essa maneira autoritária, está
cavando buracos e amontoando pedras na estrada de sua vida.
E, continuando:
__ Você gosta de mandar. Mas é preciso
lembrar-se de que ninguém gosta de ser mandado. Desde que o mundo é mundo, a
humanidade luta para ser livre. O sentimento de liberdade nasce com o homem e
do homem não sai nunca. É um sentimento tão natural, que os próprios
irracionais o possuem. E louco será, meu filho, quem tiver a pretensão de
modificar sentimentos dessa ordem. Ou você muda de feitio, ou você muito terá
que sofrer na vida.
(VIRIATO CORREA.)
Após a leitura do texto
responda às questões:
1. Assinale a
alternativa que combina com o texto.
a. ( ) O texto é sério, porque relata um
acontecimento desagradável.
b. ( ) É formativo porque, através do diretor do
colégio, mostra como se deve corrigir um comportamento reprovável.
c. ( )
É um texto cômico, engraçado.
2. Quais são as
personagens do texto?______________________________________
_____________________________________________________________________
3. Assinale a
alternativa correta:
a. ( ) O narrador não é personagem do texto.
b. ( ) O narrador é personagem do texto, porque
ele se inclui entre as pessoas que participam da história.
c. (
) Não existe narrador nesta história.
4. Quem é o
protagonista, isto é, o personagem principal da história?_____________
5. O autor descreve o
Vilares informando algumas características dele. Transcreva a parte do texto em
que o narrador descreve os aspectos físicos do Vilares
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
6.Circule, de acordo
com o texto, entre as características psicológicas dadas abaixo, as que se
encaixam no personagem Vilares.
Humilde – briguento –
metido – tolerante – sabichão – insuportável – cordial – bondoso – autoritário
– implicante – simpático – antipático – desagradável – egoísta – quieto
7. No texto, o diretor
usou três frases para caracterizar o autoritarismo do Vilares. Assinale-as:
a. ( ) “… é uma espécie de galo de terreiro.”
b. ( ) “Caminha-se mais facilmente numa estrada
lisa”.
c. ( ) “Quer sempre impor a sua vontade.”
d. ( ) “… quer mandar em toda a gente.”
e. ( ) “… ninguém gosta de ser mandado.
”
8. Que outro título
você daria ao texto?______________________________________
9. Assinale as
alternativas que resumem as mensagens do texto:
a. ( ) A convivência com uma pessoa autoritária é
desagradável.
b. ( ) A meninada da escola costuma mover guerra
surda.
c. ( ) Os diretores são autoritários em suas
repreensões.
d. ( ) As pessoas têm um forte sentimento de
liberdade e geralmente não aceitam as imposições das pessoas autoritárias e
mandonas.
GABARITO
Questão 1. Alternativa
b
Questã0 2. Um menino de
nome Vilares e dois companheiros seus; o velho Lobato, que era o diretor da
escola; o vigilante; os alunos do curso
primário; o narrador da história.
Questão 3. Alternativa
b.
Questão 4. O menino
Vilares.
Questão 5. “Menino
forte, cara bexigosa, com um modo especial de carregar e de franzir as
sobrancelhas autoritariamente.”
Questão 6. Briguento, metido, sabichão, insuportável,
autoritário, implicante, antipático, desagradável, egoísta.
Questão 7. Alternativas
a, c, d
Questão 8. Resposta
individual, porém deverá ter conexão com o assunto do texto.
Questão 9. Alternativas
a, d.
0 comentários:
Postar um comentário