DE PALAVRAS COMPOSTAS


De palavras compostas

*Qual é a grafia correta: multi-habilidade ou multihabilidade? C. D., São Paulo/SP 

A grafia a ser usada é multi-habilidade. Normalmente o prefixo “multi” é escrito junto, dobrando o “r” e o “s” quando a palavra-base termina com tais letras, como por exemplo multirracial e multissecular. Mas sugere-se o uso de hífen quando o segundo elemento inicia por “h”, como multi-hotelaria, multi-horticultura e multi-hospedeiro, para que a palavra não fique descaracterizada.

* “Hora-extra” possui hífen ou não? N. M., Rio de Janeiro/RJ 

Não. Hora extra se escreve sem hífen porque a palavra extra nesse caso funciona como simples adjetivo, com o significado de “suplementar, adicional”.

* Por qual razão moto-próprio leva hífen? M. L. O. C. Rio de Janeiro/RJ 

O substantivo composto moto-próprio (que significa “documento papal editado por iniciativa pessoal e espontânea do próprio Papa” e tem o plural motos-próprios), à semelhança das expressões sinônimas moto-perpétuo (pl. motos-perpétuos) e moto-contínuo (pl. motos-contínuos) leva hífen porque é formada por dois substantivos, o primeiro significando “movimento, giro”. Não confundir o substantivo hifenizado com a expressão latina motu proprio, que se traduz na locução portuguesa de moto próprio, ou seja, “espontaneamente, por seu próprio ‘movimento’, de vontade própria”, como neste exemplo: “Janete deixou o cargo de assistente de moto próprio”.

Já as palavras compostas com o elemento prefixal ‘moto’ que se refere a motor são escritas sem hífen, como motoniveladora, motosserra, mototaxista, motonáutica.

* Qual a justificativa para não se colocar hífen na palavra composta supramencionado? Dessa maneira, é correto escrever supracitado, retromencionado? C. K. S., Tubarão/SC

A regra para o prefixo supra é a seguinte: só vai hífen antes de palavra que começa por vogal, h, r ou s. Portanto, supramencionado e supracitado são escritos numa só grafia.

Já retro é um dos prefixos que nunca é hifenizado. Logo, escrever retromencionado é correto, assim como se deve escrever retroprojetor e retroescavadeira.

HORA DO POVO 
MARIA TEREZA DE QUEIROZ PIACENTINI*
*Autora dos livros “Só Vírgula” e “Só Palavras Compostas”, é diretora do Instituto Euclides da Cunha - www.linguabrasil.com.br











0 comentários:

Postar um comentário