PRÁTICA DE LEITURA


                      A ANDORINHA

Não esperaria mais, que elas podiam voar. Havia seis pousadas agora, juntas. Apontaria numa: às vezes podia errar e acertar na outra perto. Colocou a pedra no couro. Fez pontaria. O coração começou a bater depressa, contou até dez, apontou, apontou, e deu a estilingada, No primeiro instantes viu confundidos as pancadas de seu coração e o voo assustado das andorinhas e então gritou “acertei!” “acertei!” vendo uma andorinha despencando rente ao poste. Quis logo correr a ela.

Mas estancou lembrando-se de repente que talvez ela não estivesse morta, pelo jeito de cair parecia viva, e teria de se aproximar com cuidado, senão ela poderia fugir. Vira bem onde ela caira: no monte de capim seco ao redor do poste. Ele acertara e ela estava lá, talvez viva ainda. Pôs outra pedra no estilingue e aproximou-se. Ao curvar-se sobre o capim viu atônito a andorinha voar e deu a estilingada a esmo; viu-a voando rasteiro, rente à parede do armazém, e correu a procurar outra pedra que só achou ao fim de alguns minutos; colocou-a no estilingue e correu para a andorinha.

Podia vê-la agora inteiramente: ela estava encolhida no chão, no ângulo formado pelo armazém e uma pilha de tijolos velhos; era uma andorinha de asas muito pretas e luzidias. Não parecia que ia tornar a voar: uma de suas asas estava estirada sobre o chão, e a cabecinha levemente erguida. Ela estava deitada, estava caída, como se não pudesse firmar-se. Pensou que ela estivesse apenas tonta; talvez a pedra tivesse atingido de raspão e ela fosse voar a qualquer instante. E se ele errasse a próxima pedrada, ela podia assustar-se e desta vez voar para o céu, para bem longe ___ e ele teria perdido tudo, perdido a grande sorte que tivera naquela tarde, acertando pela primeira vez.

Mas era engraçado: vendo o pássaro ali no chão, à sua frente, pertinho, não tinha vontade de dar a estilingada. Era muito diferente vê-lo em cima do fio, o peito erguido, a cabecinha destacando-se contra o céu. Ali embaixo, caído no chão, encolhido contra a parede escura e suja do armazém, tão fácil de acertar, ele não tinha mais aquela vontade violenta de dar a estilingada. E era engraçado também como ele estava calmo, como seu coração não estava batendo doidamente.

Caminhou devagar para ela, o estilingue em punho, esperando apenas o primeiro movimento dela para desferir a pedrada. Mas ela não se movia. Talvez não estivesse apenas tonta; talvez estivesse ferida, tão ferida que não podia mover-se.

Chegou bem perto dela: ela encolheu-se um pouco mais contra a parede, mas não fez ameaça de voar; havia qualquer coisa: ela não voaria. Afrouxou o estilingue e ficou olhando. Percebeu o medo no olhinho que piscava, sentiu-se poderoso e cruel diante da insignificância e fragilidade do pássaro. Estava ali, sem fuga, sem voo, sem distância, sem erro, o que seria seu primeiro pássaro ___ por que não dava logo a pedrada mortal? Por que não a matava?

Agachando-se, estendeu a mão devagar para não assustá-la, e então segurou-a: ela não se debateu; e antes que abrisse os dedos para olhar sentiu a umidade e compreendeu que era sangue; a pedra acertara em cheio. E então teve raiva, teve raiva de si mesmo, do domingo, e do que fizera; teve raiva, teve raiva de sua astúcia, sua espera, sua alegria, e agora sua impotência: sabia que a andorinha ia morrer, sabia que ia morrer e que não podia fazer nada.

(Luís Vilela)

VOCABULÁRIO

1- Qual o significado da palavra em destaque?

a) “Quis logo correr a ela, mas estancou...” ( ) arrependeu-se ( ) parou ( ) sentiu pena

b) “Ao curvar-se sobre o capim viu atônito...” ( ) espantado ( ) calado ( ) sorridente

c) “...e deu a estilingada a esmo...” ( ) forte ( ) precisa ( ) sem direção

d) “... dela para desferir a pedrada.” ( ) atirar ( ) preparar ( ) acertar

e) “...teve raiva de sua astúcia...” ( ) teimosia ( ) habilidade ( ) erro

f) “...de asas muito pretas e luzidias.” ( ) brilhantes ( ) longas ( ) lisas

g) “...e agora sua impotência...” ( )coragem ( ) teimosia ( ) fragilidade

2- Complete as frases com a palavra adequada: desferiu, atônito, a esmo, astúcia.

a) Aquelas palavras deixaram o menino ----------------------------------.

b) Caminhava --------------------------------- pela cidade.

c) Apontou e --------------------------------- o golpe mortal.

d) Conseguiu chegar graças à sua ---------------------------------------.


                    ENTENDIMENTO DO TEXTO

1- As andorinhas estavam pousadas: ( ) no telhado do velho armazém; ( ) numa árvore;

( ) nos fios elétricos; ( ) no beiral da casa do menino.

2- Vendo uma andorinha despencando, qual foi a reação do menino: ( ) tristeza; ( ) alegria

( ) desprezo; ( ) surpresa; ( ) piedade.

3- Por que o menino não correu logo que viu a andorinha cair?

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

4- “Pôs outra pedra no estilingue e aproximou-se.” Essa frase mostra que o menino foi: ( ) calmo

( ) prudente ( ) precipitado

5- A andorinha procurou um esconderijo. Qual? ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
6- A andorinha dava a impressão de que não teria condições de voar. Transcreva as frases do texto que comprovam esta afirmação.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

7- O menino, mesmo percebendo que a andorinha não se levantava, ficou com medo de atirar mais uma pedrada, porque: ( ) teve pene dela; ( ) ela não conseguiria agarrá-la; ( ) poderia errar e então ela fugiria.

8- A andorinha no chão, pertinho, deixara de ser um desafio para o menino. Transcreva uma frase do texto que comprove essa afirmação. 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

9- Diante do pássaro, o menino sentiu-se um tirano. Que frase do texto mostra isso?

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

10- Ao segurar a andorinha, o menino concluiu que a pedrada a havia ferido. Transcreva a frase que evidencie essa conclusão do menino.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11- Contar o que a personagem faz, chama-se narração; apresentar as qualidade de algum ser, dizendo como é, está ou foi, chama-se descrição. Indique o que é narração e o que é descrição nos trechos abaixo, usando 1 para narração e 2 para descrição.

a) “Colocou a pedra no couro. Fez pontaria. O coração começou a bater depressa, contou até dez, apontou, apontou e deu a estilingada.” ( )

b) “... uma de suas asas estava estirada sobre o chão, e a cabecinha levemente erguida.” ( )

c)”Pôs outra pedra no estilingue e aproximou-se.” ( )

d) “Afrouxou o estilingue e ficou olhando.” ( )

e) “Ela estava deitada, caída...” ( )

f) “E era engraçado também como ele estava calmo...” ( )

g) “Agachando-se, estendeu a mão devagar para não assustá-la, e então segurou-a: ela não se debateu...” ( )

h) “... sentiu-se poderoso e cruel diante da insignificância e fragilidade do pássaro.” ( )



12- Qual o tipo de discurso utilizado no texto? Justifique sua resposta.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________



13- Qual o foco narrativo? Tipo de narrador? Comprove sua resposta com um trecho do texto.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

0 comentários:

Postar um comentário