ATA DA REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO CONFRARIA DAS LETRAS / 21-01-2014


Memória da Reunião da Associação Confraria das Letras (21/01/2014)
Em 03/09/2013, na Biblioteca do SESC de Joinville, reuniram-se para o primeiro encontro mensal de 2014, integrantes da Associação Confraria das Letras. Estavam presentes: David Gonçalves (presidente), Odenilde, Donald, Bernadete, Maria de Fátima, Maria Rosa, Márcia, Rita, Hilton, Carlos Adauto, Valério e Bernadete, Daesi, Milton, Vivaldo e Nilza, Evelin, Silvio e Marlete. O presidente fez a abertura e deu início a reunião, como segue:

1º. Assunto: Antologia cooperativada

O presidente informou que a antologia cooperativada está um sucesso. Já constam os trabalhos de 20 associados, sendo os poetas: Zabot, Donald, José Fernandes, Odenilde, Salustiano, Evelin e Márcia. Os autores de prosa inscritos são: Marlete, Hilton, Daesi, Milton, Carlos Adauto, Valério, Silvio, Maria de Fátima, Maria Rosa, Vivaldo, Nilza, Rita e David. O livro será em papel pólen Suzano, costurado, com uma capa de boa qualidade e serão feitas 1.000 cópias e a Editora será a Paloti de Santa Maria. Silvio está responsável por recolher a verba, que poderá ser paga em uma vez (300 reais) ou em três vezes de 100 reais. O lançamento está previsto para abril, na Feira do Livro de Joinville. Até o dia 30 o presidente ainda receberá trabalhos e sugestões de títulos para o livro.

2º. Assunto: Mensalidades da Associação

O presidente propôs que neste ano a mensalidade seja de R$ 20,00 por mês e todos votaram favoravelmente. Marlete sugeriu uma organização mais apurada na contabilidade e na administração geral da associação e é apoiada por todos. Neste ponto o presidente explicou que o Banco do Brasil ligou para informar que a associação não poderá abrir a conta por enquanto porque houve uma falha no registro da associação. O registro foi em set/out/2012, porém ela já existia desde maio e em maio de 2013 precisaria nova eleição e registro, o que não aconteceu. Assim já estão marcadas eleições para maio deste ano. Como o associado Osório está afastado por motivos particulares, Odenilde ficará responsável pela cobrança das mensalidades até maio.

3º. Assunto: 5ª. Antologia

David lançou a questão da 5ª. Antologia, se sairia ou não e todos votaram favoravelmente. Após rápida discussão, decidiu-se que todos os associados, em dia com suas mensalidades, poderão entrar nesta antologia. Os trabalhos serão enviados ao David até 15/02, sendo textos de até 2.500 caracteres. Valério fará provas de capa que serão votadas pelos associados.

4º. Assunto: II Encontro Catarinense de Escritores – Organização da Confraria das Letras

O presidente propôs a formação de uma equipe para começar a organização do II Encontro. A equipe ficou assim constituída: Donald (gerente), Vivaldo, Nilza, Maria de Fátima, Márcia, Milton, Odenilde, Evelin, Marlete, Silvio e Rita.

5º. Assunto: Feira de Livros de Joinville

A equipe que compareceu à reunião da Feira de Livros trouxe poucas novidades. Os associados concordaram que o lançamento da Antologia Cooperativada deveria ser na quarta-feira, as 19:30h e que haverá um outro dia para todos os associados que tiverem livros para lançar. A associação fará presença junto ao estande da biblioteca. Silvio e Márcia comentaram que não passaram o cronograma ainda, que há um problema entre as livrarias da cidade e a organização da feira e que somente a Livraria Saber comercializará os livros. Haverá outra reunião da feira no dia 04 de fevereiro. 

6º. Assunto: Milton pede a palavra

Milton dá três sugestões para serem desenvolvidas pela associação neste ano: 1) dobrar o número de associados, 2) livraria virtual e 3) organizar um concurso. As sugestões foram bem recebidas e Vivaldo sugeriu que a premiação dos ganhadores seja durante o II Encontro e a ideia foi bem recebida.

7º. Assunto: Assuntos diversos

Foram dadas sugestões sobre a associação em si: alteração do nome por causa da analogia com a Confraria do Escritor e alterações diversas no estatuto. O presidente sugeriu que ficasse tudo como está até maio e após a eleição, a chapa que assumir, poderá propor as mudanças. Todos concordaram e muitos pediram para receber o estatuto por e-mail para analisar seu conteúdo.

8º. Assunto: próxima reunião

A próxima reunião foi agendada para 04 de fevereiro no plenarinho da Câmara de Vereadores de Joinville.

Sem outros assuntos a reunião foi encerrada pelo presidente. Esta memória de reunião foi elaborada por Nilza.

Joinville, 27 de janeiro de 2014

0 comentários:

Postar um comentário