Bilhete ao
futuro
Bela ideia essa de Cristóvam Buarque,
ex-reitor da Universidade de Brasília e ex-ministro da Educação, de pedir às
pessoas do nosso país que escrevessem um “bilhete ao futuro”. O projeto teve a
intenção de recolher, no final dos anos 80, no século passado, uma série de
mensagens que seriam abertas em 2089, nas quais os brasileiros expressariam
suas esperanças e perplexidades diante do tumultuado presente do fabuloso
futuro.
Oportuníssima e fecunda ideia. Ela nos
colocou de frente ao século XXI, nos incitou a liquidar de vez o século XX e a
sair da hipocondria político-social. Pensar o futuro sempre será um exercício
de vida. O que projetar para amanhã? (...)
Affonso Romano de
Sant’Anna
1) Os dois parágrafos
acima fazem parte do texto cujo autor é Affonso Sant’Anna. Esse tipo de produção
textual é chamado de crônica, porque:
a) defende um tema.
b) tenta ludibriar o leitor.
c) faz o registro do dia a dia.
d) conta uma história antiga.
e) exalta as belezas do país amado.
2) O acontecimento que
originou esse texto está relacionado:
a) à promoção do reitor da Universidade de
Brasília.
b) à realização do reitor como mestre da
Universidade de Brasília.
c) ao pedido feito pelo reitor da Universidade
às pessoas de Brasília.
d) à liquidação dos problemas do século XX.
e) ao pedido feito pelo
ex-reitor da Universidade de Brasília aos brasileiros.
3) Segundo o cronista,
o bilhete ao futuro:
a) incitaria as pessoas a “sair da hipocondria
político-social”.
b) incitaria as pessoas à revolta social e
política no presente e no futuro.
c) incitaria as pessoas a liquidarem de vez com
as ideias do século XX e do século XXI.
d) incitaria as pessoas a escreverem mensagens
de desilusão.
e) incitaria as pessoas a se comunicarem por
bilhetes, algo incomum nos dias atuais.
4) Segundo o cronista:
a) futuro jamais deverá
ser pensado pelos hipocondríacos político-sociais.
b) o amanhã é algo
imprevisível; sempre haverá momentos tumultuados.
c) o estímulo à fuga da
hipocondria político-social seria a oportunidade que a redação do bilhete
oferece.
d) o povo não queria se
comprometer com as políticas sociais da década.
e) a população tinha
muita dificuldade para redigir o bilhete do futuro.
5) A frase que exprime
a conclusão do cronista sobre o significado de escrever um bilhete ao futuro é:
a) “O futuro e o presente só interessam ao
passado.”
b) “O passado é importante e, no futuro, seja o
que Deus quiser.”
c) “O presente é hoje e não é necessário
preocupação com o futuro.”
d) “Pensar o futuro é um exercício de vida.”
e) “O futuro, a gente deixa para pensar
amanhã.”
6) As mensagens que as
pessoas enviariam ao futuro são representadas, no texto, pelas palavras:
a) belezas e possibilidades
b) esperanças e perplexidades
c) angústias e esperanças
d) realizações e lembranças
e) frustrações e melancolias
7) O tratamento
adequado para se referir ao reitor de uma Universidade é:
a) Ilustríssimo Senhor
b) Vossa Magnificência
c) Excelentíssimo Senhor
d) Vossa Senhoria
e) Vossa Excelência
8) As duas vírgulas que
aparecem na primeira frase foram empregadas para expressar uma:
a) explicação
b) contrariedade
c) adversidade
d) enumeração
e) oposição
9) Um ser humano que
sofra de hipocondria, segundo o texto, e considerando o sentido conotativo, é
assim conhecido por:
a) apresentar obesidade descontrolada
b) possuir seríssimos problemas de saúde
c) ser extremamente romântico
d) isolar-se socialmente
e) ser dependente de medicamentos
10) O pronome ela,
destacado no texto, relaciona-se à palavra:
a) mensagem
b) hipocondria
c) esperança
d) intenção
e) ideia
Respostas:
1- c, 2- e, 3- a, 4- c,
5- d, 6- b, 7- b, 8- a, 9- d, 10- e
13 comentários:
valeu ajudou muito
GRATA PELA VISITA. VOLTEM SEMPRE!
oi.BLZ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
rolas
adorei..
muito bom
Ajudou dms
Gostei bastante.Mande mais do 8o ano por favor.Obrigada.
Amei!
Ajudou muito.
Muito legal ajudou bastante
Achei muito interessante; gostei bastante.
Obrigada!
Mande para 6° e 7° anos, por favor!
valeu atividade MASSA!
Postar um comentário